Divã

Como devem ser as festas do crente?

"Tenho ido a muitas festas de casamento e 15 anos em que, após a cerimônia religiosa acontecem verdadeiros bailes. Em alguns casos as músicas são evangélicas e em outros são músicas seculares.

Já vi casos que até samba-enredo e Funk foram tocados, enquanto serviam bebida alcoólica. Isso é certo? Como devem ser as festas do crente? Danças e bebidas alcoólicas são permitidas?"

Pra. LÉA:

Vamos partir do princípio que o discípulo de Jesus não se assemelha ao que não é. O Salmo 1 diz que o discípulo não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Bebida alcoólica não é aconselhável em festa alguma, que dirá em festes de homens e mulheres que obedecem a Palavra de Deus. Quem bebe geralmente não sabe a hora de parar.

O álcool altera o raciocínio e descontrola o sistema nervoso, o comportamento, provoca escândalos e até acidentes. Há pessoas em nosso meio que saíram do mundo, mas o mundo ainda não saiu delas, sua regra de fé e prática não é a Bíblia. Elas continuam sendo discipuladas por essa mente maligna que discípula e controla o sistema. Quanto à bebida alcoólica em festas de cristãos, em hipótese alguma!

Pode ser que o anfitrião cristão tenha convidados mistos, ou seja, convidados cristãos e não cristãos, então o meu conselho quanto às músicas que serão tocadas é que se faça uma seleção musical criteriosa, tendo como base a doutrina bíblica que nos permite examinar tudo e reter o que é bom. Música é a arte de combinar os sons e há muitas músicas seculares de qualidade, de letras favoráveis ao bem estar da alma, da família, do ambiente, verdadeiras poesias que não denegririam a imagem do crente, nem afasta do ambiente a presença do Espírito Santo.

Hoje em dia o meio Gospel tem música para todo o momento e ambiente, mas se não der para colocar somente música gospel, saiba exercitar a premissa que o nosso Deus nos concede. Mescle as músicas usando a consciência, o bom senso e a integridade cristã que nos levam a fazer o que é certo.